Presidente: Álvaro Guimarães (DEM)
Vice-Presidente: Vinícius Cirqueira (Pros)
Álvaro Guimarães (DEM)
Major Araújo (PSL)
Talles Barreto (PSDB)
Vinícius Cirqueira (Pros)
Humberto Aidar (MDB)
Henrique Arantes (MDB)
Tião Caroço (DEM)
Lucas Calil (PSD)
Thiago Albernaz (Solidariedade)
Coronel Adailton (Progressistas)
Analista Legislativo: Bruna Coelho Carvalho
Assessor Parlamentar: Guilherme Franco
Secretário da CPI: Oliveiros Augusto de Sousa Filho
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Incentivos Fiscais foi instaurada com base do decreto administrativo n° 2.965 de 13 de março de 2019. A iniciativa de criação desta CPI foi do deputado Humberto Aidar (MDB), que contou com a assinatura de outros 23 parlamentares, sendo que o mínimo de adesão para que seja instaurada uma CPI, segundo regimento, é de 14 assinaturas. O objetivo principal da comissão é proteger o interesse público diante de possíveis infrações.
As justificativas para a constituição da CPI foram as denúncias recebidas de irregularidades nos processos de concessão e benefício fiscais. Além disso, soma-se o fato de o Estado comprometer, aproximadamente, 35% de sua receita por conta dos incentivos. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu, por meio de um Acórdão (N° 5.005, 2017) que o Estado “deve reduzir em no mínimo 9% a renúncia da receita tributária estadual”.
Ainda constam nos livros fiscais, segundo auditorias fiscais da Administração Tributária Estadual, saldos credores milionários do ICMS de empresas beneficiarias do crédito outorgado, que cumulam o benefício de programas de incentivo Fomentar/Produzir. “Registra-se que tais créditos acumulados estão sendo utilizados em operações de transferências de créditos a outras empresas, que os adquirem com deságio perto de 50% do valor nominal transferido”, afirma o documento de abertura da CPI.
Composição
A CPI dos Incentivos Fiscais é composta por dez parlamentares, sendo cinco titulares e cinco suplentes.
Titulares: Álvaro Guimarães (DEM), presidente; Vinícius Cirqueira (Pros), vice-presidente; Humberto Aidar (MDB) relator; Major Araújo(PRP) e Talles Barreto (PSDB).
Suplentes: Henrique Arantes (PTB), Tião Caroço (PSDB), Lucas Calil (PSD), Thiago Albernaz (SD) e Coronel Adailton (PP).